Weby shortcut
Ufg logo

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:26.

No Brasil, diversas legislações tratam do meio ambiente impondo normas e regulamentos para os vários tipos de empresas e empreendimentos, tanto no setor privado quanto no setor público. Além disso, o mercado exige cada vez mais que as empresas invistam sustentabilidade ambienta, o que passa a ser visto pelas empresas modernas como um diferencial de mercado.

A escassez dos recursos naturais e o desigual acesso aos mesmos, a poluição e os acidentes ambientais provocados pelas atividades antrópicas demonstra ao mundo a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento praticado na atualidade. Dessa forma, a busca por um novo modelo, ecologicamente sustentável e socialmente justo, faz com que o conhecimento pela problemática ambiental desperte um interesse contínuo.

Neste contexto, é cada vez maior, a demanda por planejadores e gestores, auditores, consultores, peritos, certificadores, analistas, operadores, educadores, enfim, por profissionais especialistas com conhecimento, visão e titulação na área de meio ambiente.

Em contrapartida, a oferta de cursos na área é dificultada pela natureza multidisciplinar do objeto de estudo e pela falta de professores com experiência no assunto. Na maioria das vezes, os cursos são oferecidos, apenas, em áreas específicas que são parte de um conteúdo maior ligado ao meio ambiente.

O curso de Planejamento e Gestão Ambiental da UFG unifica diferentes áreas de conhecimento, fornecendo, assim, a visão sistêmica do meio ambiente, tão necessária aos profissionais oriundos de diversos segmentos.

Listar Todas Voltar